BYD terá sistema de assistência à condução similar ao Autopilot da Tesla
Os chips serão fornecidos por uma empresa de tecnologia apoiada pela Volkswagen na China
A BYD lançará em breve um novo sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) chamado DNP. E segundo relatado pela imprensa chinesa, o primeiro carro com o dispositivo será o sedã elétrico BYD Han atualizado, que será lançado no quarto trimestre de 2023.
Segundo o site Car News China, o instituto chinês HiEV Research Institute publicou uma reportagem sobre o desenvolvimento da nova tecnologia, que promete fazer frente ao sistema Autopilot da Tesla.
Galeria: BYD HAN 2023 no Electric Experience
Voltando um pouco na história, a BYD começou como uma empresa de baterias que passou a fabricar automóveis. Hoje em dia, a integração vertical da gigante chinesa é impressionante: controla suas minas de lítio, desenvolve baterias, possui uma frota de grandes transportadoras e, recentemente, comprou uma seguradora e uma empresa de aluguel de carros.
Na China, os carros elétricos da BYD competem diretamente com os modelos da Tesla. O BYD Seal, por exemplo, teve uma redução recente de preços e já custa 15% menos que o Model 3, e o SUV BYD Song oferece várias opções com configurações semelhantes e preços mais baixos que o Model Y.
Tesla Autopilot
Mas agora a BYD dá um novo passo, e em uma área onde a Tesla permanece incontestável em termos de qualidade, que é o desenvolvimento de software.
Recordando que a Tesla trabalha com dois tipos de tecnologia de direção autônoma: Full Self Driving (FSD) e Autopilot. O FSD deve ser totalmente autônomo no futuro, voltado para o tráfego urbano e vias urbanas. Já o Autopilot é um sistema ADAS padrão dedicado principalmente à condução em rodovias.
E de acordo com a reportagem, o DNP da BYD se concentrará na condução em rodovias, indicando que competirá com o Autopilot ADAS. No entanto, a BYD pode dar outro passo e desenvolver um concorrente FSD para o no futuro.
Em termos de direção autônoma, a BYD também competirá com a Xpeng, que adotou uma abordagem semelhante à da Tesla. Eles desenvolveram o sistema XNGP ADAS para condução em rodovias. Recentemente, a Xpeng também lançou seu mais avançado NGP (Navigation Guided Pilot) para a condução urbana e urbana, que deve competir com o FSD.
Depois do BYD Han, os SUVs Tang (Tan no Brasil) e Song receberão o assistente de condução DNP junto com as submarcas Denza e Yangwang.
A BYD está desenvolvendo o novo sistema em parceria com a Horizon Robotics, uma fornecedora de soluções de direção autônoma apoiada pela Volkswagen na China com clientes como Li Auto, DiDi e Pony.ai, com o fornecimento dos chips de condução autônoma Journey 5.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
Tesla Cybertruck explode no Trump Hotel em Las Vegas (EUA)
BYD rompe contrato após MPT flagrar trabalho análogo à escravidão
Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos
BYD: mais de 1 milhão de carros produzidos em uma única fábrica
Toyota: sonho do carro a hidrogênio está desaparecendo
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil